Vamos falar de expectativas?
- redepsicoterapias
- 16 de abr. de 2013
- 2 min de leitura
Ter expectativa é esperar por algo, e quando queremos muito esse algo o desejo para que aconteça é intenso, não é verdade? Além da expectativa temos cada vez mais pressa em ver as coisas acontecerem, elas precisam realmente acontecer em tempo recorde! Mas nem sempre acontecem no tempo que esperamos e da forma que queremos, o que pode gerar grande frustração. Hoje, falaremos da expectativa em conquistar o “emprego dos sonhos”: o que devemos fazer para alcançar nosso objetivo profissional?
Quando buscamos uma colocação ou uma recolocação profissional é importante pensarmos no que realmente procuramos. Quais são as minhas expectativas em relação ao novo emprego? O que espero encontrar na nova empresa? Vale a pena correr o risco de trocar de emprego nesse momento? É isso mesmo que quero? Essas e outras perguntas precisam ser respondidas por nós mesmos sempre que iniciarmos uma busca profissional, para que os riscos de uma frustração futura sejam minimizados.
Nossas expectativas variam de acordo com o interesse de cada um, uns se preocupam com um melhor salário, outros com melhores benefícios, um horário mais flexível ou menor de trabalho, querem aumentar a qualidade de vida conciliando trabalho e vida pessoal, outros se preocupam com a carreira, em chegar a determinado patamar profissional rapidamente, entre outras. Independente da motivação que nos faz buscar um novo emprego, os esforços precisam ser feitos. Não adianta apenas querer, é preciso movimentar-se para que os bons resultados sejam alcançados. Além disso, não podemos pensar somente na nossa expectativa diante de um novo emprego, temos que considerar as expectativas da empresa em relação a nós profissionais.
O mercado de trabalho está cada vez mais aquecido, competitivo e exigente. As empresas buscam os profissionais mais qualificados para compor seu quadro de pessoal. Ser um profissional qualificado é muito mais que adquirir experiências profissionais ao longo da vida, é preciso buscar conhecimentos sobre a área de atuação e sobre tudo o que acontece ao seu redor, mantendo-se atualizado. Capacitar-se e manter-se alinhado com a realidade de mercado é necessário para que nos tornemos profissionais mais preparados para competir no mercado de trabalho.
E o “emprego dos sonhos”, onde encontramos? Vale ressaltar que procurar a perfeição é o mesmo que procurar uma agulha num palheiro, em todo e qualquer lugar que trabalharmos teremos algo que o fará não ser tão perfeito assim. Mas é fundamental que busquemos nossa satisfação profissional e que estejamos felizes. Fazer o que amamos faz com que a responsabilidade e a carga, que muitas vezes é bem pesada, fiquem leves e gostosas de lidar no dia-a-dia.
Sucesso a todos, sempre!
Comentarios