top of page

Qual a diferença entre o Psicólogo, o Psiquiatra e o Psicanalista?

  • Foto do escritor: redepsicoterapias
    redepsicoterapias
  • 2 de mai. de 2013
  • 2 min de leitura

Muitos nomes podem designar os profissionais da área “psi”, e são tantos nomes que ás vezes podem causar muita confusão na cabeça das pessoas: Psicólogo, Psiquiatra, Psicanalista, Psicoterapeuta, Analista, Terapeuta.... Será que é tudo a mesma coisa? Não é. Vamos ver cada um deles para entender como é o trabalho desses profissionais.

Psicólogo – Este é o profissional que se formou no curso de psicologia, ele estudou cerca de cinco anos para poder compreender as relações humanas, o comportamento das pessoas, o processo cognitivo, a subjetividade e promover a saúde das pessoas em várias áreas diferentes da psicologia. Esse profissional pode trabalhar nas organizações, como Psicólogo Organizacional, nas escolas, como Psicólogo Educacional, em consultório, como Psicólogo Clínico (avaliação psicológica, psicoterapia, aconselhamento), e por aí vai.... O Psicólogo é o único profissional certificado que pode aplicar e corrigir testes psicológicos. O Estudante de psicologia também pode aplicar testes, mas apenas se estiver sob supervisão de um psicólogo. O Órgão que regulariza essa profissão é o conselho de psicologia.

Psiquiatra – Esse profissional se formou em medicina e optou por realizar uma especialização em psiquiatria. Sua atuação geralmente é feita em âmbito clínico e o tratamento realizado por ele é através de medicamentos. Esta é uma confusão frequente, pois algumas pessoas pedem medicamentos para psicólogos, mas psicólogos, apesar de ter conhecimento sobre psicofarmacologia, não podem receitar medicamentos. O Órgão que regulariza essa profissão é o conselho de medicina.

Psicanalista - Esse profissional fez a sua formação em Psicanálise. Psicanálise é o referencial teórico mais conhecido popularmente, sendo Freud tido como o seu principal criador. É um campo de investigação de processos mentais do sujeito, e que também geralmente é encontrada no campo clínico. Geralmente quando as pessoas são “tratadas” por um psicanalista, o termo mais comum é de que elas fazem “análise” e por isso o profissional recebe o nome Analista. Muitas vezes psicanalistas também são psicólogos, mas isso não ocorre, necessariamente. Um arquiteto, por exemplo, pode ser psicanalista. Existem escolas de psicanálise, que requer do profissional a mesma dedicação que um curso de nível superior. Atualmente, não existe um órgão que regulamenta a psicanálise.

Terapeuta - Esse é um nome comum que as pessoas (os clientes ou pacientes) podem dar ao seu psicólogo, psiquiatra ou psicanalista. Muitas vezes o processo em que elas se encontram é a psicoterapia, uma área de trabalho da psicologia clínica, por assim dizer, que trabalha com o sofrimento humano. As Pessoas que sofrem e procuram um profissional da área “psi” em consultório, para contar e refletir sobre os seus problemas, estão fazendo psicoterapia.

No final das contas, o importante é saber se o profissional que lhe atende é devidamente regularizado (no caso do psicólogo e do psiquiatra), ou se ele é bem recomendado pela escola de onde ele vêm (no caso do psicanalista). A Escolha do profissional que vai lhe atender é muito importante, e não pode ser qualquer um. Peça recomendações, indicações de profissionais, amigos que fizeram psicoterapia e tente não escolher um profissional apenas porque ele está perto de sua casa ou porque o seu plano de saúde cobre, ou seja, por conveniência.

Mesmo com todos esses nomes, no final das contas, é de você que estamos falando.

Bruno Martins

Psicólogo

 
 
 

Comments


Siga-nos
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic

Vamos continuar este contato? Assine a nossa newsletter!

Agora você faz parte da nossa Rede!

Consultório sede:

Rua Joviano Naves, 15 - sala 04. | Belo Horizonte /MG

 

Nossos contatos:

(031) 4141-6838

(031) 4141-6839

redepsicoterapias@gmail.com

Nos acompanhe:

  • Wix Facebook page
  • Instagram Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
  • LinkedIn Social Icon

©Copyright 2011 Rede Psicoterapias. Todos os direitos reservados.

bottom of page