10 dicas práticas para um bom colunista
- redepsicoterapias
- 6 de jan. de 2014
- 2 min de leitura
Está começando uma nova etapa das colunas informativas da Rede Psicoterapias. Selecionamos para 2014 um novo grupo de colunistas, que irá contribuir para que a nossa Rede continue levando a psicologia para perto de todos!
Serão diversos temas relacionados à psicologia: subjetividade, relacionamentos, cotidiano, família, maternidade, escolha profissional, carreira, vida coletiva, arte, enfim, temas atuais, que com certeza irão agregar muito aos nossos leitores. Uma diversidade que combina muito bem com o grupo, composto de estudantes e psicólogos de diversas abordagens e perspectivas, de todo canto do Brasil!
A partir desta semana (primeira segunda-fera de 2014!) você irá conhecer cada um dos colunistas e poderá contribuir com sugestões de temas pelo e-mail redepsicoterapias@gmail.com. Você também poderá falar diretamente com cada um dos psicólogos, acessando a página de COLUNISTAS no site www.redepsicoterapias.com.br. Basta acessar o perfil do colunista desejado e consultar o e-mail disponível.
Pois bem, para começar com o pé direito separamos algumas dicas para os novos colunistas e, claro, para todos que desejem aprimorar a sua escrita. Quem sabe, na próxima oportunidade, você também faça parte do nosso grupo!
Vamos lá?
Em primeiro lugar, é importante saber que uma coluna informativa é o momento do profissional conectar-se à comunidade. Muitas vezes são escritas na primeira pessoa e podem conter as experiências da vida do escritor, ou simplesmente a opinião do escritor sobre um tópico, conforme a sua especialidade e preferências.
Para escrever uma boa coluna, leve em consideração algumas dicas:
1 - Uma coluna é um texto que aproxima quem escreve de quem lê, por isso pode ser escrita na primeira pessoa. Mas tome cuidado para não ficar pessoal demais. Se estiver em dúvida, opte pela terceira pessoa, ok?
2 - Aborde temas atuais e que acrescentem informações interessantes ao leitor. Para isto, leia e pesquise bastante sobre a atualidade e sua prática profissional.
3 - Não escreva textos compridos, pois o leitor pode parar na metade e, assim, não irá captar a sua ideia!
4 - Escolha um título que chame a atenção.
5 - Dê exemplos práticos sempre que possível. Isto faz com que o leitor se identifique mais.
6 - Não é necessário empregar um estilo de escrita rebuscado. Esta prática apenas distancia o leitor. Use palavras simples!
7 - Cuidado com as citações, prefira as suas próprias palavras.
8 - Erros de ortografia, pontuação e concordância são as piores garfes de um colunista! Fique atento!
9 – Escreva sobre temas de seu conhecimento. É certo que a coluna será uma oportunidade para que você aprenda cada vez mais, no entanto, escrever sobre temas desconhecidos podem fazer com que você não transmita o conteúdo com clareza e naturalidade.
10 – E por fim, esteja sempre aberto a críticas e sugestões dos leitores! Será através deles que você colherá os principais aprendizados!
O nosso muito obrigado por estarem com a Rede Psicoterapias!
Um ano de muita informação e psicologia para todos nós!
Comments