top of page

Psicologia no Tratamento da Obesidade

  • Foto do escritor: redepsicoterapias
    redepsicoterapias
  • 14 de jan. de 2014
  • 2 min de leitura

Dentre os inúmeros problemas de saúde pública no Brasil, a obesidade encaixa em tal classificação. A questão é motivo de grande preocupação por parte dos profissionais de saúde através das discussões a cerca da sua cronicidade, consequências e fatores que ultrapassam do fator fisiológico sendo, portanto, um problema biopsicossocial.


Hábitos alimentares não se tratam de um processo puramente consciente, a restringir o problema da obesidade apenas a reeducação alimentar, pois isso retira sua multifatorialidade, seus riscos associados e suas perdas sociais. Neste contexto, a psicologia contribui tendo como principal objetivo tratar os danos psicológicos e consequentemente diminuindo o sofrimento psíquico segundo o desejo deste e reestruturando o lugar ocupado no meio social.


A obesidade de grau III, denominada mórbida, necessita de um portifólio de tratamentos integrados, sendo alvo de grande preocupação devido aos problemas associados como redução da expectativa de vida, doenças cardiovasculares, adoecimento psíquico decorrente das perdas sociais e grande probabilidade de fracasso dos tratamentos menos invasivos. O sofrimento psíquico caracterizado pelo sentimento de impotência frente à doença, estrutura emocional abalada, desmotivação, tristeza, auto-estima baixa, presença de transtornos alimentares são perceptíveis nos indivíduos e mesmo apesar de todo o desgaste psicológico, há no discurso a busca de força através dos tratamentos oferecidos para continuar lutando pela saúde.


No entanto, o ser humano não é constituído sozinho, o meio social (família, trabalho e amigos) não conseguem compreender as reais necessidades e os tramites necessários para o tratamento da obesidade e não prestam as devidas assistências até mesmo por não se tratar de um cuidado, e sim, de uma reformulação da estrutura emocional fragilizada e não suportar enfrentar tal situação.


Percebe-se, portanto que a qualidade de vida do sujeito passa a ser tão relevante quanto sua postura pós acompanhamento psicológico, visando seu bem estar físico emocional. Observando tais manifestações emocionais e psíquicas que emergem diante desta situação para uma intervenção que efetivará resultados e combate à obesidade.



*Tabillo Lavinsky é psicólogo graduado pela FTC - Faculdade de Tecnologia e Ciências em Itabuna-Ba, finalizando especialização em Psicologia Clínica e Hospitalar pela FSBA – Faculdade Social da Bahia em Salvador-Ba. Atualmente exerce a função de Psicólogo do Conjunto Prisional de Eunápolis, e, já atuou no CRAS, equipe volante e na Clínica de abordagem psicanalítica. Muito interessado em temas atuais e sua relação com a Psicologia.

E-mail: tabillolavinsky@gmail.com


 
 
 

Comments


Siga-nos
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic

Vamos continuar este contato? Assine a nossa newsletter!

Agora você faz parte da nossa Rede!

Consultório sede:

Rua Joviano Naves, 15 - sala 04. | Belo Horizonte /MG

 

Nossos contatos:

(031) 4141-6838

(031) 4141-6839

redepsicoterapias@gmail.com

Nos acompanhe:

  • Wix Facebook page
  • Instagram Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
  • LinkedIn Social Icon

©Copyright 2011 Rede Psicoterapias. Todos os direitos reservados.

bottom of page