Há muito mais para agradecer, do que para reclamar!
- redepsicoterapias
- 28 de fev. de 2014
- 3 min de leitura
Que todos nós vivemos momentos de pura desilusão e desânimo, é inquestionável. Faz parte da vida! O grande problema é quando momentos assim, deixam de ser exceção e se tornam rotina. Você sabia que o modo que você vê e percebe a sua vida e o mundo que lhe rodeia, interfere diretamente no modo como você vive?! Pode parecer simples, mas não é. Quando você permite que pensamentos negativos e pessimistas estejam sempre num cantinho da sua mente e do seu coração, seus atos e comportamentos são afetados. Mas, afetados como?! De forma inconsciente ou consciente, quando você pensa que é um incapaz (por exemplo), e que não serve para nada, seus atos vão condizer com esse pensamento, vão ser fruto desse pensamento. Ou seja, você realmente será um incapaz e não conseguirá alcançar seus objetivos e nem concretizar seus projetos. É importante que você entenda que para ter êxito nos mais diversos âmbitos da sua vida, é necessário, primeiramente, você acreditar que é capaz, procurar enxergar o lado positivo das coisas que lhe acontecem, buscar extrair das pessoas que lhe cercam o que há de melhor nelas, e encontrar, dentro de você, a beleza e a alegria de viver.
Muitas vezes, assumimos o lugar de telespectador da nossa própria vida. Sentamos na plateia e ficamos assistindo nossa vida passar, junto com oportunidades únicas, com alegrias imensas e com experiência absurdas. Lamentamos, lamentamos e de tanto lamentar, a visão vai ficando tão turva, que nos impede de vermos quantas coisas boas existem em nosso viver. Essa visão distorcida e negativa, acerca de nós mesmos, nos impede de sermos agentes, construtores ativos da nossa história. As dores e os sofrimentos sempre existirão na nossa vida. Eles são inerentes à nossa existência. Mas é necessário, querido leitor, que não fiquemos nos vitimizando e sentindo pena de nós mesmos. É preciso que assumamos sempre uma postura positiva em frente aos problemas, exatamente para conseguir superar esses obstáculos. Caso contrário, caímos na armadilha de ficarmos à mercê do negativismo dos nossos pensamentos e na fantasia, que nossa vida é mais difícil e mais triste, que das demais pessoas.
Tudo depende do nosso olhar. Enquanto você reclama da bagunça dos seus filhos, centenas de pais dariam tudo para ter seus filhos saudáveis e brincando, enquanto eles lutam para sobreviver numa cama do hospital... Enquanto você reclama que não tem dinheiro suficiente, milhares de pessoas sonham em fazer pelo menos uma refeição por dia... Enquanto você reclama que tem que pegar um ônibus lotado para ir trabalhar ou que seu trabalho é uma droga, muitos clamam a Deus para ter um trabalho... Enquanto você chora, lamenta e reclama da vida injusta que leva, desejando a morte; milhares de pessoas lutam bravamente contra uma doença para se manterem vivos... Enquanto você se sente injustiçado e conclui que a vida não foi generosa com você, existem pessoas com debilidades físicas graves que lutam e vivem felizes todos os dias, apesar da sua condição... Enquanto você reclama do seu cabelo e do seu corpo, centenas de pessoas lutam contra o câncer e desejam ardentemente sentirem novamente seus cabelos entre seus dedos... Enquanto você reclama da família que tem, muitos gostariam de ter tido uma família ou mesmo, que seus entes queridos ainda estivessem vivos.
Percebe que a vida tem o colorido que damos para ela?! É esse nosso olhar, a respeito de nós mesmos e da nossa história, que fará a completa diferença na nossa vida. É esse olhar que será nosso impulso para avançar ou estagnar. É esse olhar a respeito das coisas boas que possuímos, que vivenciamos, que somos; que determinará nossas vitórias ou nossas derrotas.Portanto, que tal rever como você tem visto e encarado sua vida?! É momento de se reavaliar e começar a valorizar aquilo que realmente tem valor!! Existem pessoas vivendo e tentando sobreviver em condições muitos piores que as suas. O modo como você enxerga sua vida, determina como você vive. É tempo de deixar as picuínhas e as futilidades de lado e valorizar aquilo que realmente tem valor. Pense nisso e dê um novo significado ao seu viver! Olhe para você e para sua história, e perceba que, apesar de tantos sofrimentos, há muito mais para agradecer, do que para reclamar...
*Flávia Rates - Psicóloga Clínica, tem como abordagem teórica a Psicanálise. Trabalha com famílias, casais, crianças, psicoterapia em grupo e individual. Atua de forma especial com as mulheres no período de gestação, parto e puerpério, dando suporte emocional e psíquico nesse importante momento da vida. É idealizadora e fundadora do "Super Mães", um grupo que tem como objetivo trazer informações, pesquisas e muita emoção relacionado ao universo infantil e a todo âmbito familiar. Escreve às sextas, como colunista na Rede Psicoterapias, sobre família, maternidade, pais e filhos, e reflexões acerca da existência.
Site: www.flaviarates.com.br
Email: flaviarates@gmail.com
Comments