A VIDA É CURTA!
- redepsicoterapias
- 28 de fev. de 2015
- 3 min de leitura
Será? Como podemos definir nosso tempo de vida! Ora muito ”curto” para alguns, ora muito “longo” para outros, então a vida é tão curta ou tão longa! Porque os bebês também morrem e algumas pessoas também ultrapassam a faixa dos cem anos... Se considerarmos cem anos um longo tempo de vida! Pois bem, por onde começar nossa reflexão...
Na verdade se pararmos para pensar o tempo já vai passar pelo nosso tempo de viver, não existe permissão para refletir no tempo que passa, apenas para viver o tempo que está passando, mesmo que seja na contemplação deste tempo que traz um sentindo que é único para cada ser existente na face da terra, então só precisa ser construído um viver digno, mas o que fazer?
NA COZINHA MINEIRA
Não se pode pensar, simplesmente realizar, preencher, deixar marcas, mas o que é que tem sido feito para deixar marcas e para ser lembrado com uma lembrança tão boa que encherá os olhos de lagrimas de quem se lembra daquele que um dia fez valer a pena a própria vida e compartilhou com outras vidas coisas simples como objetos e comida de uma cozinha mineira.
Já tiveram a experiência em conhecer uma cozinha ou experimentar a típica comida mineira? Não existe sofisticação ou o luxo como prioridade, mas, o que ressalta são os objetos como simples panelas de ferro ou de barro, colheres de pau e canecas esmaltadas e o sabor que deixa marcas e que trazem significados tão estimados que não seja possível cotar em valores, porem por quem é feito e o investimento de sentimento que é depositado, é tudo muito humilde, mas tudo com muito amor.
CURTA VIDA LONGA!
Então se a vida é “curta” ou “longa”, curta a vida! Cada ano é um segundo, somos de hoje e somos de ontem, é, ontem mesmo éramos crianças, que brincavam e sonhavam com a adultez e hoje sonha-se com o quê! Alguns estão perdidos sempre em busca sem saber o porquê e pra que da vida, não temos tempo é preciso seguir e seguir sem parar, aproveitar o que nos é colocado fazendo escolhas saudáveis, precisa girar, é dar um rolé pela vida porque é só um rolé, um role “curto” que se torna longo através das experiências vividas e que valerá apena, é como entrar na cozinha em curto espaço de tempo pegar o bule e o coador e fazer um café para os amigos bebericando na caneca esmaltada e jogando prosa fora naquele longo tempo de conversa agradável.
DE VOLTA À COZINHA!
É preciso aprender, entender que não importa como, mas que cada ser humano em sua particularidade se realiza na vida, em cada momento único do respirar, do choro, do amor, do sofrimento, do sorriso, porque é a vida e curta, curta mesmo... Curta a vida, não importa como percebe que a vida é “curta” ou “longa”, somente curta a vida de fato, não é preciso pensar como, só é preciso fazer para viver, não por fazer, mas por sentir que viver é preciso e talvez não esteja vivendo esse dom que tem como pode ou deveria, se importando demais com detalhes pequenos e mesquinhos, na verdade tudo pode se tornar tão simples como quando de novo vamos para cozinha aos domingos, com a casa cheia, família reunida e agregados também, crianças correndo pela casa fazendo barulhos tão ensurdecedores que às vezes nos deixam tontos, mas da cozinha exala aquele cheirinho do frango com quiabo que é preparado não importa onde, se panela de barro ou de ferro, se no fogão moderno ou no fogão à lenha mas que sempre tem um angu para acompanhar.
É VOCÊ QUEM ESCOLHE!
Quanto ao cardápio não se preocupe não, pois existe uma diversidade de pratos que se fosse citar escreveria uma coleção de livros, e se você não gosta de frango com quiabo e angu existe outras opções para escolher. Então, como uma cozinha mineira, esta tudo ai, é somente utilizar dos utensílios que tem, pegar os ingredientes e produzir muitas gostosuras das quais antes de servir tenho certeza que você vai experimentar para conferir se está bom ou não para ser oferecido, porque assim é a vida, não basta apenas existir, é preciso ter qualidade na existência. E finalizamos com Cora Coralina dizendo que “Não sei se a vida é curta ou longa demais para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas”. Experimente escolher começando a tocar o seu coração!
Abraço Grande!
Elaine Souza.

Comentários