Boas palavras para se dizer a um deprimido
- Rede Psicoterapias
- 7 de abr. de 2015
- 2 min de leitura
"Há três coisas na vida que nunca voltam: a flecha lançada, a palavra pronunciada e o tempo perdido".
Provavelmente você já deve ter ouvido por aí este provérbio... Querendo ou não, há de se concordar, há coisas na vida que não voltam atrás e, por isto, precisamos ter cuidado com nossas palavras e atitudes. Contudo, algumas vezes é tão difícil saber o que dizer... Principalmente quando quem está a nossa frente é alguém que vem enfrentando algum momento difícil, ou até mesmo um estado de depressão.
Separamos então alguns exemplos sobre o que dizer para um amigo ou familiar que está deprimido. Veja só:
- "Estou aqui!"

Pequenos gestos podem significar muito. Deixe de lado os conselhos, comparações e teorias... Diga que está por perto e demonstre seu apoio!
- "Você não está sozinho."

Uma pessoa deprimida pode pensar que está sozinha no fim do túnel. É importante que ela saiba que outras pessoas podem ajudá-la a lidar com esta fase ruim. Amigos, familiares, médicos e psicólogos, todos podem ajudar do modo como lhe cabe.
- "Não é sua culpa."

"O que há de errado comigo?", "O que eu fiz?", "Será algum castigo?". Este são pensamentos comuns de pessoas deprimidas. Elas tendem a se culpar e, por isto, podem acabar punindo a si mesmas. Por isto, deixe claro que você sabe que a depressão é uma doença e que é possível sair dessa com o tratamento apropriado!
- "Posso te acompanhar."

Mostre que se importa e que deseja ajudar. Ofereça companhia ao seu amigo ou familiar, seja nas consultas, farmácias, padaria... Seja uma companhia positiva.
- "Vamos juntos fazer coisas agradáveis."

Sugira atividades agradáveis. Dar uma volta na praça, ir ao cinema, ou até mesmo fazer companhia em casa. É importante que a pessoa deprimida tenha ocupações, rotinas, o que inclui atividades básicas como dormir, alimentar-se, socializar. Isto faz muita diferença.
- "Quero escutá-lo."

Escutar é uma atitude tão escassa nos dias de hoje... O rítimo acelerado e as tecnologias vem, cada vez mais, afastando as pessoas. Isto aumenta ainda mais o sentimento de solidão da pessoa com depressão. Por isto, é muito valioso que você ofereça a sua escuta, simples e silenciosa. Uma boa escuta é aquela que realmente oferece espaço para o outro, sem julgamentos.
- Façam"nada" juntos.

Sua companhia será valiosa quando compreender que, algumas vezes, não é preciso dizer nada e nem fazer nada. Seu amigo ou seu familiar irá perceber, hora ou outra, que você não desistiu!
Este texto ajudou você? Então compartilhe e ajude outras pessoas a fazer um melhor emprego das palavras.
Comentários