Paciência
- Raíssa Jacintho
- 21 de mai. de 2015
- 2 min de leitura

Este é um tema difícil, mas importante de ser trabalhado em todos os seres humanos. A paciência é uma virtude que exige do Homem um controle emocional equilibrado possibilitando enfrentar às situações com calma. Consiste basicamente em ser tolerante a erros ou fatos indesejados. Sendo importante refletir que ser tolerante não é ser omisso aos fatos e situações que lhe ocorrem, ou seja, é necessário saber se posicionar.
A paciência é a capacidade de persistir em uma atividade difícil mantendo-se de forma tranqüila e acreditando em sua própria capacidade de conseguir realizar o que almeja. Ter essa certeza para si é a convicção que proporcionará libertar-se da ansiedade, por exemplo.
Um conceito faz parecer fácil a ação, mas esta facilidade nem sempre é percebida na prática. Principalmente quando a causa principal da impaciência está no desejo e também na ganância que demanda o “tudo agora”. Diante dessa realidade, como manter um notável equilíbrio emocional no meio do caos dessas situações indesejadas?
Existem diversas situações em que se pode perder a paciência, como por exemplo, no trânsito, na fila do banco, na convivência familiar, no namoro, no trabalho, nos estudos, entre várias outras. Como manter o autocontrole emocional, ou seja, como suportar essas situações desagradáveis, injúrias e o incômodo de terceiros sem perder a calma e a concentração? Como manter uma boa convivência e não ultrapassar o limite próprio de paciência de cada um?
Felizmente, a paciência é uma virtude que pode ser cultivada e aprendida. Persistir em algo que aparentemente não está dando certo ou que não é agradável num primeiro momento é complicado de enfrentar, mas é possível passar por essas situações de forma amena e com tranquilidade. Ás vezes é suportando uma contrariedade temporária é que agimos de forma adequada.
Portanto, o como ter paciência está relacionado a desenvolver esta habilidade. Uma pessoa hábil tem paciência. E se perceberem o que falei anteriormente, estas situações são temporárias. Eis o tema da impermanencia novamente. Por mais difíceis que sejam as situações, elas sempre passam.
Para que a perspectiva mude é necessário vislumbrar novas possibilidades, ou seja, problema no casamento, gravidez não planejada, vestibular em uma federal, perdeu o emprego, o cachorro ficou doente... Se você conseguir enxergar uma visão de mundo e de futuro melhor é possível enfrentar as situações com mais leveza. Com tranquilidade a convivência com as coisas e pessoas fica mais agradável. Viver com mais leveza é trazer pra si mais qualidade de vida.
Mudar o significado do que observamos mudar paradigmas, mudar nossa percepção das coisas e situações pode não ser fácil sem outro olhar, sem ajuda de um profissional habilitado. Um psicólogo é um profissional que pode auxiliá-lo a ampliar seus horizontes e capacitá-lo para melhoria da sua qualidade de vida.

Comments