top of page

DEIXE O TRABALHO NO TRABALHO

  • Foto do escritor: redepsicoterapias
    redepsicoterapias
  • 16 de fev. de 2014
  • 3 min de leitura

É impressionante perceber o quanto de nossos problemas tem origem no trabalho. Ficamos irritados quando um projeto não dá certo, chateados quando o chefe é muito exigente e irritados novamente quando há dificuldades com os colegas. Mas por que o trabalho é tão importante em nossas vidas? Existe realmente a tal história de “deixar os problemas do trabalho no trabalho”?


Desde que o ser humano começou a viver em sociedade, existe o trabalho. Nas tribos e grupos de homens primitivos, cada um tinha sua responsabilidade e função. Se, por exemplo, um grupo saía para caçar e estava emboscando um animal, uma pessoa era a responsável por persegui-lo, a outra, por cercá-lo, uma terceira por dar o alerta de perigo para todos e assim por diante. Seguindo seu papel em cada tarefa, todos conseguiam caçar o animal.


E foi assim, por causa dessa divisão de tarefas, que as sociedades puderam se tornar mais complexas. Ao longo dos séculos, as pequenas tribos transformaram-se em tribos maiores, em pequenas cidades, em metrópoles, até chegar ao que conhecemos hoje: essa grande e intrincada sociedade de 7 bilhões de seres humanos! E qual a importância do trabalho nela? Imensa! É por meio do trabalho que dividimos responsabilidades com outros e, assim, abrimos espaço para atividades mais variadas. Afinal, se todos precisássemos caçar um animal ou realizar o plantio, que tempo haveria para existir outros tipos de profissionais, como arquitetos, dançarinos, recepcionistas, professores? Todos passaríamos nosso tempo suprindo nossas necessidades básicas de alimentação, abrigo e proteção, não é?


Além disso, em nossa sociedade, o trabalho é, muitas vezes, é o lugar onde passamos a maior parte dos nossos dias! Onde convivemos com outras pessoas, aprendemos e desenvolvemos atividades. Acabamos então por nos definir pela profissão, pela nossa função na sociedade. Esta se torna parte da nossa identidade. O que sou? Sou uma psicóloga. É algo que me define, que diz algo sobre mim como pessoa, e não somente sobre o que faço. Isto serve para qualquer atividade e profissão e é por isso que quando algo vai mal no trabalho geralmente faz mal ao indivíduo e porque é tão difícil separar os problemas do trabalho da vida pessoal.


Entretanto, em alguns casos, torna-se complicado demais para o sujeito separar sua vida profissional do restante. É neste extremo que observamos o trabalho se tornar fonte de ansiedade e sofrimento e passar a afetar todos os demais aspectos da vida da pessoa. É quando o indivíduo não consegue “desligar-se” do seu cotidiano profissional, quando o estresse relacionado ao ambiente de trabalho vira uma irritação dirigida aos membros da família, entre outras situações. Nestes casos, surgem problemas emocionais que o afetam e prejudicam, não raro acompanhados de problemas físicos, como de coração, estomacais, enxaqueca e outros tantos decorrentes do mau trato do estresse.


É importante, então, parar e avaliar o quanto nossa sociedade está anos-luz mais complexa do que nos tempos das cavernas. Temos hoje diversos papéis para exercer todos os dias e em cada situação! É preciso regular e equilibrar o peso que damos a essas variadas áreas. Afinal, não somos somente nossas profissões! Somos pais, mães, irmãos, amigos, temos hobbies como gostar de correr aos fins de semana, estudar ou cuidar de animais, e tantas outras coisas que também nos definem fora do trabalho. Hoje temos a possibilidade de distribuir nossos gostos e energias em diversos aspectos de nossas vidas. Isto torna mais simples a tarefa de “não colocar todos os ovos em uma única cesta”, ou seja, ter diversas coisas valiosas e às quais nos dedicamos no dia a dia. Não apenas uma.


Deixar o trabalho no trabalho? Difícil sim. Às vezes, importante também.




*Joana Vartanian é psicóloga formada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), atuando com Terapia Comportamental. Possui atividades de aperfeiçoamentos pela UNESP, Universidade de São Paulo (USP) e Hospital do Coração (HCor) e realiza atendimentos direcionados a orientação de pais, Treinamento de Habilidades Sociais, terapia de casal e atendimentos em grupo e individuais de adolescentes e adultos.


Contato: joana.vartanian@yahoo.com.br

 
 
 

Comments


Siga-nos
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic

Vamos continuar este contato? Assine a nossa newsletter!

Agora você faz parte da nossa Rede!

Consultório sede:

Rua Joviano Naves, 15 - sala 04. | Belo Horizonte /MG

 

Nossos contatos:

(031) 4141-6838

(031) 4141-6839

redepsicoterapias@gmail.com

Nos acompanhe:

  • Wix Facebook page
  • Instagram Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
  • LinkedIn Social Icon

©Copyright 2011 Rede Psicoterapias. Todos os direitos reservados.

bottom of page