Você sabe quais são os sinais do estresse?
- Marcella Bianca
- 18 de mar. de 2015
- 2 min de leitura

O estresse prejudica a qualidade de vida e ainda enfraquece o sistema imunológico. As mulheres são as que mais sofrem com o estresse, e esse sentimento pode até diminuir as chances de gravidez.
Este se caracteriza por um mecanismo fisiológico do organismo sem o qual nós, nem os outros animais, teríamos sobrevivido. É um sintoma muitas vezes indescritível. Ele pode ser caracterizado por sensações de medo, desconforto, preocupação, irritação, frustração, indignação, nervoso, e pode ser motivado por diversos fatores distintos.
O estresse no mundo moderno é muito diferente do que existia no passado. Resulta do acúmulo de pequenos problemas que se repetem todos os dias. Como exemplos, a promissória a vencer no banco e o compromisso com hora marcada prejudicada pelo congestionamento inexplicável. Estes não liberam mediadores na quantidade necessária para enfrentar um animal ameaçador, mas provocam um discreto e constante aumento da pressão arterial e do número dos batimentos cardíacos que, sem dúvida, trazem consequências nefastas para o organismo.
Uma pessoa pode sentir estresse em alguns momentos importantes de sua vida, motivada, possivelmente, por ansiedade, apreensão e preocupação, como por exemplo:
Começar em um emprego novo ou escola nova
Mudar-se para uma casa nova
Terminar um relacionamento
Casar-se
Ter um filho
Uma pesquisa norte-americana identificou que o brasileiro é o que menos reconhece o estresse. Por isso, é importante avaliar de tempos em tempos se o nível de estresse vivido é saudável ou não.
Ninguém adoece, devido ao estresse, de um dia para o outro. E o próprio corpo avisa que as coisas não vão bem, basta prestar atenção. Atente-se a alguns sinais que podem indicar estresse:
Sensação de desgaste constante
Alteração de sono (dormir demais ou pouco)
Tensão muscular
Formigamento (na face ou nas mãos, por exemplo)
Problemas de pele
Hipertensão
Mudança de apetite
Alterações de humor
Perda de interesse pelas coisas
Problemas de atenção, concentração e memória
Ansiedade
Depressão
Procure um médico se esses e outros sintomas surgirem e estiverem lhe causando preocupação. No tratamento, o papel do psicólogo é ajudar o paciente a encontrar formas de contornar os estressores que não podem ser mudados.
Marcella Bianca Neves
Neuropsicóloga
www.marcellabianca.com.br
@neuropsimarcellabianca

Kommentare