Como prevenir o estresse?
- Marcella Bianca
- 1 de abr. de 2015
- 3 min de leitura

Como citado no artigo publicado anteriormente “Você sabe quais são os sinais do estresse?”, o estresse prejudica a qualidade de vida, enfraquece o sistema imunológico e pode ser caracterizado por sensações de medo, desconforto, preocupação, irritação, frustração, indignação, nervoso, e pode ser motivado por diversos motivos distintos.
Todo estresse só é negativo quando se torna excessivo, no mundo moderno há tantas preocupações que o estresse em excesso tem se tornado um problema comum. Mas existem alguns comportamentos que podem prevenir o estresse:
Organize seu tempo
Faça dele um aliado, diminua os compromissos, valorize a vida, não se desgaste em uma só tarefa, trabalhe naquilo que lhe dá prazer, seja criativo, descubra suas potencialidades, busque o equilíbrio entre trabalho e lazer e reserve tempo para si mesmo.
Ria mais
Estudos comprovaram que o riso reduz os níveis de hormônios e substâncias ligados ao estresse. Rir libera endorfinas, que são hormônios que promovem a sensação de bem estar; também ativa a sua resposta ao estresse, aumentando a sua frequência cardíaca e pressão arterial, criando uma sensação de relaxamento.
Respire certo
A respiração está diretamente relacionada com as emoções e tem a capacidade de minimizar o estado de ansiedade.
Auto incentivo
Não se auto incentivar gera um círculo vicioso, que faz com que a pessoa se vitimize mais e, com isso, fique mais propensa a situações de estresse prolongado.
Alimente de forma balanceada
Ter pratos equilibrados ajuda o organismo a ter um consumo adequado de gorduras, carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais, que são essenciais para o bem estar do organismo, o que aumenta a energia e vitalidade, que é preciso para enfrentar os problemas do cotidiano. No entanto, se existe carência ou excesso de algum elemento, o nosso corpo precisa fazer um esforço para compensar isso, o que gera mais desgaste.
Pratique atividades físicas
Em primeiro lugar há a liberação de hormônios que otimizam o funcionamento do corpo. O cortisol atua como anti-inflamatório, endorfina produz a sensação de prazer e melhora a qualidade do sono, a adrenalina age na redução do estresse, o glucagon aumenta a quantidade de glicose no fígado, o GH (hormônio do crescimento) transmite bem-estar.
Mude a postura
A forma com que você usa o seu corpo tem um reflexo direto no seu estado interno e na sua capacidade de lidar com os problemas.
Durma bem
Dormir bem é uma das melhores formas do corpo se recuperar do estresse. Quando você está descansado, tem uma maior clareza de pensamento e uma habilidade maior para reagir aos estímulos agressores.
Deixe o celular de lado
Hoje em dia o celular parece parte de nós, mas saiba que ele ajuda, e muito, a aumentar o estresse. Um estudo relatou que aqueles que usam muito seus telefones tinham incidências mais altas de estresse. O uso excessivo do celular, das redes sociais e aplicativos pode colaborar com o estresse, na medida em que se torna mais uma obrigação, porque aparece para a outra pessoa a que horas que você abriu o aplicativo ou conversou pela última vez. Não há problemas em se usar o celular, desde que seu uso seja equilibrado.
Viver é buscar o constante equilíbrio entre mente e corpo. E adotar um estilo de vida saudável requer exercitar esse equilíbrio. Só assim poderemos realizar de forma plena e agradável os afazeres e compromissos ao longo da vida sem prejudicar nossa saúde.
Marcella Bianca Neves
Neuropsicóloga
www.marcellabianca.com.br
@neuropsimarcellabianca

Comments